segunda-feira, outubro 08, 2007

Sábado,dia de casamento

Já faziam uns 4 meses que nós fomos convidados.Toda a família.A Carol ia se casar.Eu lembrava da Carol e ela provavelmente se lembrava de mim como o filho do pastor,irmão da Cláudia ou uma mala que as vezes alguém trazia na casa dela.Os pais de Carol e meus pais eram amigos, o irmão da Carol era apaixonado pela minha irmã e depois que nos mudamos de Novo Hamburgo nunca mais vi essas pessoas na vida.Acho que fazem uns sete anos.Um bom tempo.


Nesse último final de semana chegou o dia do casório.Saí mais cedo do trabalho.Coloquei meu terno que por sorte não tinha mofado ainda.Me olhei no espelho."hum.Até que tu não tá tão mal",pensei.Hora de ir.No caminho,Grêmio tomando um sufoco do Palmeiras e a gravata me sufocando o pescoço.Não estava mais acostumado a usar gravata e muito menos escutar jogo no rádio.Agoniante.



Pegamos minha irmã e fomos na igreja antiga onde meu pai era pastor.Era uma comunidade onde tinha a casa do pastor.alguns prédios para eventos e a casa do zelador da paróquia que foi nosso vizinho todos aqueles anos.As filhas dele,principalmente a Fê, era grande amiga da minha irmã e vivia dizendo que quando eu crescesse ela ia se casar comigo.Saudades dela.



Meu pai estacionou.Descemos do carro e eu disse:

-Cara...vou ficar por aqui um tempo....

-Tudo bem,mas não demora que temos que ir as 7:30 pro casamento.

-Beleza...

Fiquei olhando tudo por um tempo.Tateei os bolsos e não encontrei meu cigarro.Não tinha problema.Uma noite sem cigarro não me mataria.Me indignei.São uns filhos da puta.O mato onde eu me escondia e fazia uma casa, o gramado onde eu jogava bola quase todo santo dia, e a árvore de bergamota que eu passava a tarde toda sentado comendo,tudo sumiu.O estacionamento "tinha" que ser aumentado e agora só se via asfalto e carros.



Percebi um sorriso no rosto.Aquele lugar mudou e eu também.Senti uma saudade gostosa daquele tempo.Quando somos crianças,queremos crescer logo.Quando crescemos, queremos voltar a ser criança.Que ingratos somos não? Dei uma última olhada.Abracei a única árvore que tinha sobrado.Brinquei com o vira-lata do vizinho que devia ter uns 15 anos.Dei um adeus pro lugar que ele era e me contentei com o que ele é agora.É estranha a sensação que dá quando você tem ótimas recordações(principalmente de infância) de um lugar e quando volta um dia ele está mudado.Parece que as recordações se tornam mais distantes e vagas.Fiz a volta e entrei na casa do antigo vizinho.



Tio João e a Tia Gessi.Sempre chamei assim e ia continuar chamando.Já estava preparado para o "nossa..esse é o dézinho? eu não acredito".Eu provavelmente escutaria isso a noite toda no casamento.Foi bom ver eles.Tomei um chima e contei como andava minha vida.A Fê não estava mas ela tem namorado.Meu casamento foi pro brejo.



Hora de ir.Despedida rápida "Foi ótimo ver vocês, temos que nos encontrar de novo, boa noite e boa sorte".O pastor estava quase atrasado.Mas isso nunca é problema.Quando chegamos lá, a noiva também estava.Minha irmã chegou a comentar que quando fosse casar também se atrasaria.Me perguntei porque as mulheres acham algo bom em se atrasar no casamento.Não encontrei nenhuma resposta coerente.



Muitos rostos conhecidos.Para mim, pelo menos.Eu saí de lá quando tinha 12 anos, e minha mudança física deve ter sido mais radical para a galera que era principalmente da idade da minha irmã ou pessoas muito mais velhas.Conhecia todos mas ninguém me reconhecia.Acho muito estranho chegar em alguém e dizer: "oi.é o andré,irmão da clau,filho do pastor".Não teve problema.Depois de fazer o casamento, meu pai saiu me exibindo pra todos e ouvi por mais uma hora as mesmas coisas e falei as mesmas coisas."É, faço faculdade de psicologia e trabalho.""Sim to gostando muito do curso".Essas coisas.



Hora de se sentar e aguardar os noivos.Pedi um whisky.Essa era uma boa vantagem de casamentos.Jack Daniels a vontade.Sentei do lado da minha irmã e duma amiga da minha irmã.Eu já fui meio apaixonado por ela quando tinha uns 9,10 anos.Ela continuava linda.Mas não fazia meu tipo e eu também provavelmente não fazia o dela.Conversamos o básico.Minha irmã começou a falar que logo também se casaria.E que eu seria o padrinho e minha namorada atual seria a madrinha.Namorada? Pensei numa pessoa e virei o copo de whisky pra afastar o pensamento.Nada de mulheres.Chamei o garçom que já tinha um copo de whisky na bandeja e acabou deixando por ali mesmo.Beleza.Quando chamei a terceira dose meu velho olhava meio feio.Fiz uma cara de "relaxa" e pedi uma água junto.Pra ficar mais suave.

Hora do rango.Levantei e dei aquela tonteada básica.Gosto da loucura do whisky.Uma sensação boa,tirando que teu ego triplica e você se sente o dono do mundo.O buffet era uma maravilha.Paulinho Pilatti.Que beleza.Pensei até como seria valiosa a minha cagada depois de comer tanto salmão,camarão e essas comidas finas.Me servi dois pratos.Depois pedi uma cerveja.Meu velho já estava entretido no papo com os velhos amigos e não deu mais bola.Papeei com minha irmã um bom tempo.Percebi como nós nos afastamos ultimamente e decidi que iria tentar dar mais valor a essas coisas.

Meu pai começou a falar em ir embora e eu fui dar uma banda.Encontrei uma mina gostosa que eu tinha ficado.Meu segundo beijo.Ela me deu oi e um beijinho bem do lado da boca.Ignorei porque ela não fazia meu estilo.Conversei com ela por um tempo e vi que tinha que sair dali.Dei a idéia pro velho e ele concordou.Tchau para os noivos,desejos de felicidade e tudo de bom pra vida do casal.Entramos no carro e seguimos para Nova Petrópolis.

Eu sonhava com um elefante verde dançando ao som da flauta de um chinês de 1 metro e 50 quando acordei com meu próprio ronco.Minha mãe riu da minha cara.Olhei o relógio.Alguns minutos passados da meia noite.Nós já estávamos na Picada.Dane-se! Hoje é sábado.Liguei pro Êdo e o Bicudo atendeu:
- Eai seu Artur.Onde vocês tão?
-Baaaaaah meu! dando uma banda! e tu?
-Chegando daquele casório que te falei.Se encontramo no posto?
-Certo!
-Então tá!
Desliguei o celular e meu velho me olhou feio de novo.
-Tu não vai pra casa ainda?
-Não.Vo da uma banda com os guri.
-Tu que sabe.Só não bebe mais muito.
-Tranquilo pai....
Cochilei mais um pouco.A semana foi violenta e eu merecia mais alguns dez minutos de sono.Acordei quando meu pai parou no posto.A galera não tinha chegado ainda.Desci do carro de terno mesmo.Comprei uma ceva e um cigarro.A noite que a princípio tinha terminado estava só começando.Tomei um gole da gelada e acendi um lucky strike.Percebi que ainda estava muito bêbado.Me sentei e fiquei esperando o Bicudo e o Êdo chegar.Continua....

BY dream is destine

4 Comments:

Blogger nikieseuboné. said...

tempo bom que não volta mais né cara....

mas hein.....tu ta ficando bem bao nesse treco de escreve.....ta loko..mto massa

10/09/2007 11:44 PM  
Blogger escritor da zona said...

deu saudade mesmo guri..euheuheuhee
mas hein..aprendendo com o mestre neh? euheuheuhuheuheuheuhe flw nikinho....

10/10/2007 11:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mas esses meninos tem talento! Mas entao, li tooodos os textos, e esse ai me pegou de jeito, pq bem, o De tbm eh filho de pastor, como eu. Eu sou em dobro, mas ele eh bem pior que eu, entao equilibra :) Mas eh isso, voltar pra qualquer lugar que a gente ja tenha ido e ver como mudou eh muito nostalgico, mais que isso, eh triste. Nao sei o porque, mas parece que quando vivemos naquele lugar tinha uma luz, um brilho, era tudo colorido e especial. E no retorno parece que virou tudo preto e branco e sem graca. Estranho, mas assim que eh. As pessoas sao assim tbm, o bom eh elas podem voltar a ser "coloridas". Nao escrevo tao bem, mas o elogio eh que conta: o blog de voces eh o unico que leio. Bom, fiquem bem, meninos.
Raquel

10/16/2007 3:50 PM  
Blogger escritor da zona said...

grande raquelzinha...minha grande companheira desta triste rotularização..."filhos de pastor"..ehueuheuheuheuhe...
mas acredito q em meu nome e o do niki(q naum temos quase nenhum leitor rotineiro), agradecemos pelas visitas e pelas leituras...
axei q quase soh o niki lia todos os textos q eu escrevo e q soh eu lia os dele...bj menina

10/17/2007 10:53 AM  

Postar um comentário

<< Home