sábado, agosto 30, 2008

ócio

Engraçado. Toda vez que falo essa palavra me vem a imagem de uma guria que conheci no verão passado aqui na praia, se ela ler, sabe que é ela, se o Dé ler, sabe quem é também. E ultimamente, essa palavra não me sai da cabeça. Já me concientizei que a minha vida aqui não é igual a vida que eu levava em Nova, lá era bem mais legal, acreditem. Mas é estranho, fico até altas horas na internet, no browser do Mozilla só aparecem os sites "globo.com", "bb.com.br", "clicrbs.com.br" e é claro " orkut.com". Esse último é outra coisa bizarra. Logo no ínicio, o Colombo perguntou se eu queria um convite do "Orkut" ele disse que era legal, podia entra em comunidades que a pessoa se identificasse e tal. Mas achei que fosse besteira, só mais um sitezinho pra enche o saco. Uma semana depois, ele estampava capas de revistas e jornais como o site mais acessado de todos os tempos, uma "rede de relacionamentos" que deixou as pessoas mais escravas ainda do computador. Recebem mensagens no celular dizendo que receberam scrap, email. Colocam suas vidas numa página de internet. Alguns se promovem, outros se mostram, outros copiam. Se fosse contar, acho que entro mais de 50 vezes neles todos os dias. Raramente procuro alguma música nova pra baixar, um filme ou qualquer coisa diferente do que tenha nesses sites. É uma falta de criatividade imensa que eu sinto falta, já fui bem mais criativo, tenho certeza. Passo horas conferindo os emails que não recebo, quando alguém me deixa um scrap e recebo no email que isso aconteceu, as vezes é até chato, porque se tô online respondo ele em no máximo 2 minutos depois dele ter vindo e depois já estou praticando o ócio novamente.

Entro nos meus documentos, na pasta da faculdade e vejo aquela pasta TCC, já me dá coisas. O relatório já tem suas 43 páginas só de fundamentação, introdução, umas 5 capas mais ou menos, epígrafe, agradecimentos, dedicatória e etc. Quando olho pro tópico METODOLOGIA, já fico impaciente. Sei o que escrever mas não sei como.É aquela situação do bloqueio.Citações me dão náuseas. Referências então.... é um saco ter que ficar salvando todos os sites que eu acesso e pego alguma informação. Tenho certeza que vou levar esporro da professora, porque 90% das minhas pesquisas são baseadas no WIKIPÉDIA. Tá certo que no primeiro ano da faculdade, eu simplesmente copiei e colei um material sobre motor de passo num trabalho, e 5 minutos antes de entregar ao professor li e vi que estava escrito:

- " o motor de passo tem uma força DO CARALHO..."

Eu pagaria para ver a cara do professor se visse essa frase no trabalho, do mesmo jeito que uma vez, num trabalho de Biologia da escola, sobre algum assunto que não faço questão de lembrar por se tratar de biologia, também copiei e colei de algum site na internet e acabei copiando uma PALESTRA ESCRITA onde lá no meio dizia:

- "como podemos ver, nesta palestra identificamos...."

Ai sim posso dizer que a cara da professora quando entregou o trabalho de volta foi MUITO ENGRAÇADA.

Mas voltando ao tema principal. Hoje, 30 de agosto, acho que volto a resgatar meus velhos tempos. Minha bike tá montanda e o mais importante de tudo, FUNCIONANDO. Quem me conheceu antes sabe que montada ela sempre estava, mas funcionando....

Pelo menos agora meus sábados e domingos vão ser menos deprimentes e vegetativos. Até eu recuperar uma forma física que me proporcione pedalar mais de uma hora, o que hoje não acontece. Ando meia hora, volto para casa com os pulmões saindo pela boca, descanso uma hora...e vamos again..

Aliás, para quem interessar.. COMPRO DOIS PULMÕES NÃO FUMANTES E TROCO POR UM FÍGADO MEIA BOCA. Bons tempos que eu passava a tarde em cima da bike andando de um lado para o outro. As vezes até esqueço que o ócio toma conta da minha vida agora e não sou mais o mesmo fisicamente. Mas voltando a questão da criatividade, parece algum tipo de bloqueio de criatividade, as palavras fogem da cabeça, aquele vocabulário legal, refinado que eu tava quase dominando, parece que sumiu, junto com a vontade que eu tinha. É muita iniciativa e pouca acabativa eu acho. As vezes a noite me empolgo de fazer alguma coisa, de sair, convidar uma guria pra ir num bar, jogar sinuca, bebe, joga papo fora...e na hora vem um desanimo..uma falta de vontade. Outras vezes me determino a terminar algo, ou tomar uma nova postura diante alguma situação do trabalho e na hora.... Ouço alguma música, me empolgo...ela termina, o ócio volta.

Eu não gosto do ócio. Ele fode com a vida da pessoa.

nikieseuboné

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Dica do dia: Não desanime, faça as coisas que queres fazer mesmo sem vontade, levante a cabeça, ligue o botão 'foda-se' que nem ligamos àquela vez quando fomos falar com o PAULO, antes de um campeonato em São Marcos.....e, sempre conte com os amigos...às vezes eles são aqueles que a gente não gostaria que fossem.

Abraço!

8/31/2008 1:35 PM  
Blogger Renan Müller said...

Fases magrão...fases...
tudo vem e volta...
os talentos nao sao desaprendidos, nao te preocupa!
grande abraço!

8/31/2008 3:42 PM  
Blogger escritor da zona said...

eu estava junto naquele trabalho de biologia...a ERA CTRL+C passou a ser reavaliada por muitos elementos do grupo a partir daquele dia..ehehehehheheheheh

mas velhinho...acho q ninguem tem andado numa fase muito produtiva...relaxa...o tempo passa...e coisas novas acontecem

8/31/2008 10:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Niki, to com saudades!

ócio é criativo, é só vc saber administrá-lo.. Tb não to numa época muito produtiva, mas essas coisas passam!

beijão!

8/31/2008 11:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

"cabeça vazia é casa do diabo" (da série: sábios ditos do vovô).
a verdade é que eu não odeio o ócio: o que tenho é medo!

9/01/2008 2:20 PM  
Blogger M. said...

Embora acometido pela ociosidade no momento da elaboração desse texto, conseguistes transparecer uma boa noção acerca das formas mais variadas com que o ócio age nos pobres mortais! =)

9/22/2008 4:22 PM  
Blogger Unknown said...

CARALHO hein niki......eu me lembro deste trabalho de biologia, lembro até que xingui você por isso.....

os tempos mudam de tal forma hein, quem diria......TCC é pra gente grande....manda bala cabeção!!!

Abraço Nado

10/21/2008 5:11 PM  

Postar um comentário

<< Home