segunda-feira, março 23, 2009

coisas

Era uma vez um guri, que passou dois longos anos como estagiário na faculdade que cursava, sempre disseram que seu futuro seria promissor, terceiro melhor aluno do SENAI a nível nacional em mecatrônica. Com 20 anos, sabia o que queria, sabia que gostava do que fazia, mas não sabia o que seria dali pra frente.

Dia 13 de março seu contrato de estagio acabaria e a empresa já tinha dito que não tinha interesse em aumentar a equipe, o que fez com que toda aquela propaganda feita em volta dele, com relação ao seu conhecimento e conquistas se tornasse apenas ilusão. Todos os comentarios feitos que o SENAI tinha 89% de empregabilidade, virara apenas um número, e ele faria parte dos 11% dos desempregados que assolam o país em plena crise mundial.

Dia 13 de março, seu contrato acabaria, dia 14 ele se formaria, sustentaria o grau te Tecnólogo em Automação Industrial e ai? Malas e planos prontos para voltar ao RS, reencontrar seu amigos, seus amores, voltar a vida que ele havia deixado 3 anos atrás. Mas por ironia do destino, ou não, no mesmo dia que ele tenta a sorte enviando o seu Curriculum para apenas uma das duas empresas que ele trabalharia pra continuar morando em Florianópolis, o telefone toca e marcam uma entrevista. Ele desliga o telefone, e seu chefe lhe apresenta uma proposta de emprego para seguir no SENAI, dar aulas e participar dos projetos de Automação que o SENAI faz. Tudo, em menos de 10 minutos.

A proposta da empresa que ele se propos a trabalhar era tentadora, viagens, cursos e mais viagens, contato direto com clientes e um bom salário. Do outro lado, a mesma proposta tentadora do SENAI. Dias e dias pensando, conselhos com amigos, parentes, até o veredicto final. Para o bem geral da nação, diga a todos, que FICO. Com um enorme pesar no coração, e colocando na gaveta os planos das férias em Alagoas, a volta para o RS, os possíveis namoricos e a vida normal de volta.

Dia 13 de março, seu contrato acabaria, dia 14 ele se formaria, sustentaria o grau de Tencólogo em Automação Industrial e dia 16 de março, começa uma vida nova. Efetivo, professor, trabalhando em projetos. Viagens, visita à empresas, novos projetos, robôs, BR101.

Tudo muito rápido, mais cobrança, mais responsabilidade. Tudo em dobro. Pra quem numa sexta-feira 13 era estagiário e na segunda-feira, já era efetivo.

Tenho certeza que se não fossem os amigos, os conselhos, as cervejas e as varias horas de conversa, eu ja teria desistido.Não desisti, pois sei que se amanhã eu for morar na China, na Russia ou na PQP, quando eu voltar, as amizades verdadeiras ainda estarão lá esperando com uma boa e gelada Polar na mão.

1 Comments:

Blogger escritor da zona said...

a vida nos surpreende com umas reviravolta fudida.
como eu ja te disse. tu merece neh, cabeça.
e com certeza, estaremos sempre esperando...
"uma vez amigos, sempre amigos".
abraço, senhor nikolas, tecnólogo em automação industrial.

3/24/2009 12:57 AM  

Postar um comentário

<< Home